terça-feira, 27 de julho de 2010

França está em 'guerra com a al-Qaeda' ! , diz premier Fillon.

A França está em guerra com o braço da al-Qaeda no norte da África e vai intensificar o apoio militar aos governos da região que combatem os islâmicos, disse nesta terça-feira o primeiro-ministro francês, François Fillon. 


Presidente Nicolas Sarkozy ter confirmado que um refém francês de 78 anos sequestrado na Nigéria pela al-Qaeda no Magreb Islâmico tinha sido assassinado após uma fracassada missão de resgate por parte da França. 

Perguntado sobre o que queria dizer Sarkozy quando afirmou que o assassinato do engenheiro aposentado Michel Germaneau não ficaria impune, o primeiro-ministro disse: "Significa que a luta contra o terrorismo continuará e será reforçada". 

A organização, Al-Qaeda , foi inicialmente financiada pela CIA. Al-Qaeda teve seu embrião na Maktab al-Khadamat (MAK) que foi custeada em sua maioria com doações de milionários islâmicos, mas também foi abertamente auxiliada pelos governos do Paquistão e Arábia Saudita, e indiretamente pelos Estados Unidos (USA).

O início da inimizade com os Estados Unidos dá-se durante a guerra do golfe quando o rei saudita recusou a oferta de Bin Laden e optou por deixar os Estados Unidos e as tropas aliadas montarem acampamento em seu país. Bin Laden considerou a decisão um ultraje. Ele acreditava que a presença de estrangeiros na terra das duas mesquitas (Meca e Medina) profanaria solo sagrado.


Em comunicados formais, bin Laden tem preferido usar o termo Frente Internacional pelo Jihad contra os Judeus e Cruzados como nome para o grupo, em vez do mais famoso Al-Qaeda. A organização fundamentalista islâmica internacional, constituída por células colaborativas e independentes que visariam, supostamente, reduzir a influência não-islâmica sobre assuntos islâmicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário